fvas

sábado, 23 de abril de 2016

Magnetismo - 01. Os ímãs e sua propriedades

O que são imãs?

Talvez, a palavra principal de todo o assunto de magnetismo seja imã. Os imãs são materiais que possuem campo magnético organizado. Sabe-se que praticamente 90% dos corpos da terra possuem campos magnéticos, inclusive nós, seres humanos, porém não somos imãs, pois não atraímos metais como o ferro. Isso é devido aos vetores campos magnéticos dos nossos corpos que tendem, de alguma forma, a se anularem, porém nos imãs o quadro é bem diferente.



Já vimos que uma propriedade fundamental de um ímã é ter seus vetores campos magnéticos organizado, mas existem outras como, por exemplo o fato de eles conseguirem magnetizar outros materiais/corpos, pois é, os ímãs conseguem transformar outros corpos em ímãs também.

Magnetização

Quando um corpo não possui a propriedade fundamental de um ímã (atrair metais, por exemplo), dizemos que ele não é um ímã, pois ele tem seus campos magnéticos desorganizados de forma que seus vetores campo magnético se anulem. Porém, verifica-se experimentalmente que é possível organizar os vetores campo magnéticos dos não-ímãs, mas como proceder? A resposta é simples: se o material ao qual se quer magnetizar for um material magnetizável (chamado de material ferromagnético) – sim, nem todos os materiais são magnetizáveis – basta colocá-lo diante (muito próximo) de um ímã, assim os vetores do material magnetizável irão se organizar e teremos, assim, um ímã.




Na figura acima há magnetização do ferro através de um ímã, onde os campos magnéticos do material magnetizável.

Magnetismo, Paramagnetismo e Diamagnetismo

Quando realizamos o simples experimento acima, pode ocorre os seguinte fenômenos:
Paramagnetismo: o material que acabara de ser magnetizado permanecerá magnetizado.
Diamagnetismo: o material que acabara de ser magnetizado será um ímã temporário, isto é, com o tempo prévio ele perderá sua propriedade de ímã.
Magnetismo: é o fenômeno referente ao magnetismo natural do ímã. No experimento citado, o magnetismo seria referente ao ímã que magnetizou o outro objeto.
São esses os principais casos onde ocorre (ou não) magnetização. O próximo post os ímãs e suas propriedades.

0 comentários:

Postar um comentário